Apesar de eu não ser um viciado compulsivo em tecnologia e mais especificamente em aparelhos celulares, tenho que dar o braço a torcer pois os chamados smartphones são realmente cheios de possibilidades.

Eu sou daqueles caras que usam o celular em sua função básica, ou seja, falar e enviar sms…

Claro que um recurso aqui ou outro ali podem ser legais como uma câmera integrada para fotografar e filmar, isso pode vir a calhar mesmo em algumas situações. Mas em geral eu nunca dei muita bola pra recursos como rádio, MP3 players etc.

Mas enfim eu que troco de aparelho de muitos em muitos anos fui seduzido pelo preço e funcionalidades do MOTOROLA SPICE ou XT300.

motorola-spice-1

Como celular nada demais…

Camera 3.2 Megapixels, Wi-Fi, teclado QWERTY, tela touch, 3G, bluetooth e music player

Acho que o que realmente diferencia é o ANDROID 2.1 que é seu sistema operacional baseado em linux. Este diferencial permite ao usuário instalar diversas aplicações pagas e gratuitas de forma muito fácil, por exemplo, através do ANDROID MARKET. Neste e em outros repositorios para o Android você encontra aplicações como GPS, ebooks, leitores de codigo de barras, aplicações de som, video e foto, calculadoras, agendas, jogos etc.

Aqui vou destacar alguns destes aplicativos, que lógico correspondem mais a minhas atividades.

DROPBOX este aplicativo conhecido que possibilita compartilhar e armazenar arquivos em nuvem disponibilizando também via internet… Ou seja vc pode ter o conteudo das pastas do Dropbox nos seus computadores, em computadores de outros quando você necessitar e também no seu smartphone… Ótimo!!!

ANDROXPLORER é um gerenciador de arquivos do celular muito bom e cheio de funcionalidades

eBUDDY conhecido comunicador multiprotocolo, MSN, Yahoo etc funcionam com ele.

PowerAMP este player é ótimo pra MP3 vale a pena instalar.

QR Droid ótimo criador e leitor de códigos QR, pra quem não conhecem os códigos QR vai ai uma imagem…

qrcode email jonasem

Estes códigos podem ser lidos por leitores específicos e também por câmeras como as dos smartphones que por sua vez podem incorporar os programas de leitura como o acima citado.

Se você tem um smartphone com este software instalado poderá scanear esta imagem e conhecer meu email.

Bom existem diversos e obrigatórios como os que “matam” processos da memória do telefone para dar mais velocidade para outras aplicações… Leitores PDF, DOC etc.

Claro! Nem tudo é perfeito.

Linhas agradáveis e muitas funcionalidades… mas tudo isso tem um preço.

Pra mim o pior deste aparelho fica por conta do consumo da bateria, imaginem que um aparelho com tantos aplicativos ligados a internet, GPS, 3G etc. Consomem muita bateria. os aplicativos rodam muitas vezes em segundo plano mesmo que você não necessite, por isso a utilidade de aplicativos como o ADVANCED TASK KILLER que permite você eliminar da memoria os aplicativos inúteis de segundo plano. ISSO AJUDA!

Outra coisa que faço pra manter minha bateria com cargar por uns 2 ou 3 dias é colocar um papel de parede escuro.

103_0073

Isso porque quanto mais cores e brilho tiver na tela, maior o consumo do celular… Faça a verificação, coloque um papel de parede colorido e brilhante depois vá até CONFIG, GERENCIAMENTO DA BATERIA, UTILIZAÇÃO DA BATERIA… Você verá no item tela seu consumo atual… no meu caso reduzi de 12% para 4%. ISSO TAMBÉM AJUDA.

Outras dicas são relativas a deixar Bluetooth, GPS e quando não estiver usando o WiFi e o 3G devem ser desligados.

Também quando vou fazer uso prolongado do celular tenho que usá-lo plugado no computador… Já que ele carrega pelo cabo USB…

Aliás os softwares que acompanham o celular (MOTO HELPER, MEDIA LINK) e o gerenciamento do aparelho via web são bons eu diria… te oferecem possibilidades de fazer backups inclusive de SMS.

Ahh! uma coisa que me deu trabalho foi IMPORTAR A AGENDA DO APARELHO ANTIGO, importar meus contatos foi realmente uma novela rs… Que durou toda uma noite.

Resumindo o procedimento, veja que quando vc se liga ao GMAIL no seu celular ele automaticamente importa seus contatos de email… E justo ai se resolve a questão da agenda… acontece uma sincronia e seus contatos telefônicos que podem ser importados via: MENU, GERENCIAR CARTÂO SIM, importar cartão SIM. Na realidade são importados para o GMAIL.

Depois vc deve abrir no PC seu Gmail e apos edita-los como deseje, você marca no Gmail para compartilhar com ANDROID volta ao celular e em MENU, CONFIG, CONTAS, Gerenciar contas, Sincronizar… deste modo sua agenda aparece no telefone… Bem complicado a princípio rs…

Outros pontos negativos mas pra mim nem tanto…

– Som baixo pra musicas e até pra escutar uma ligação (nada terrível mas se voce gosta muito de musicas não compre este celular não é o forte dele.)

– O touch as vezes fica meio rebelde mas é questão de se adaptar e entender o funcionamento.

Bom acho que falei bastante das minha impressões sobre este aparelho de entrada no mundo dos smartphones.

Minha avaliação final é positiva… quem quiser compartilhar ou saber algo mais, eu fico a disposição, continuo testando e aprendendo…