Uma coisa divertida pra se fazer com amigos ou com a família é jogar… Neste caso recomendo o video game, mas agora podemos sair da tela dividida e ampliar a diversão pra até 16 pessoas…

video-game-40years-005

Não é uma novidade especialmente se tratando de computadores mas é bem mais divertido e descomplicado nos novos consoles e funciona com o mesmo princípio das redes de computadores.

15820356_1

No PLAYSTATION2 encontramos o recurso denominado i-Link e marcado assim na parte posterior do box nos jogos que suportam o jogo em rede.

Lancamentos-para-Xbox-360-2010-2011

No XBOX360 o sistema é identificado por  System-Link e também marcado nos jogos.

Para montar uma rede com os video games precisamos basicamente dos mesmos itens para os dois casos:

1- Cabos de rede CAT-5 crimpados com conectores RJ45 no padrão comum (568A)

Obs: Lembre-se estes cabos devem ter cada um um tamanho razoável, cerca de 2 metros ou mais dependendo da estrutura do lugar onde se pretende montar a rede. Ah! teste os cabos com o cable test pra certificar que cada ponto esta enviando/recebendo de ponta a ponta

2 – Um switch (ou mini switch) com 8, 16 ou 24 portas

Os switches são dispositivos de conexão para redes em geral, precisamos de dispositivos simples ou em outras palavras baratos ou o que vc já tem em casa, os mini switches são os recomendados atendem perfeitamente e custam entre 50,00 e 100,00 reais

3 – Os Jogos, claro, estes como já disse acima precisão ter marcado em seus boxes a identificação i-link ou System Link ou no caso de outro console como o PS3 a designação adotada. São necessários jogos iguais para cada um dos video games ou seja, se vc pretende jogar Gran Turismo 4 (GT4) do PS2 com 5 amigos, precisará de 5 jogos… Também observe quantos players são suportados isso geralmente é informado junto ao nome i-link ou System Link.

sys

4 – Monitores para cada console… Cada jogador precisa ter o seu o que faz o jogo bem mais emocionante, pode ser um monitor ou televisão e no caso dos consoles novos vale ressaltar a experiência do HD em 1080p ou até do 3D em novos jogos.

Ok, se temos isso e energia elétrica temos uma bela rede pra games… Coisinhas pra comer são bem vindas e uma dica é separar no mínimo um dia inteiro pra se divertir ou fazer o corujão, jogar até virar a noite tipo de sábado pra domingo, com uma turma boa é ótimo!

Acredito que a montagem leve de 20 a 40 minutos…

No caso do XBOX360 não há muita complicação é só plugar tudo se conectar no switch carregar os jogos criar a sala e se divertir.

Já no caso do PlayStation 2 é preciso algumas configurações típicas de rede, usando ip´s para que cada video game se localize na rede… A princípio parece difícil mas nem tanto.

Você acessa o modo de configuração de rede do video game e cria a estrutura de rede pedida.

Exemplo:

Video game 1

IP: 192.168.0.2 máscara de subrede 255.255.255.0

Video game 2

IP: 192.168.0.3 máscara de subrede 255.255.255.0

Assim por diante variando a parte final do ip. Grave no memory card e acabou! Vamos jogar.

Esquema simples de uma LAN.

lan

Alguns jogos sugeridos:

PlayStation 2

XBOX360

Gran Turismo 4
Urban Chaos –Riot Response
Toca 3 Race driver
Grid
Call of Duty (todos)
Formula 1 2010
Dirt 2 e 3

É isso ai… divirtam-se e qq dúvida ficarei feliz em ajudar…