Um smartphone de porte, não é o mais popular nem o último lançamento mas gostei bastante deste aparelho… Ele é meu terceiro aparelho com Android e de longe o mais robusto. O XT910 com seu processador DUAL CORE 1.2 tem me impressionado e farei agora um apanhado de suas características positivas e negativas, claro que ele as tem rs…

motorola-razr

Vamos ao atraente hardware, como já disse ele tem um processador Dual Core 1.2 GHz Cortex A9 com 1 GHz de RAM e uma GPU PowerVR SGX540 isso significa poder de processamento pois ele possui um processador exclusivo para os gráficos, o que deixa o processador dual core livre pra trabalhar apenas os aplicativos…

Além disso esse aparelho já vem com 16 GB de memória interna e ainda possibilita o uso de micro SD até 32 GB; ou seja muito espaço de armazenamento, sem contar que a optando-se pelo uso da memória interna do aparelho, ganha-se em velocidade de execução dos aplicativos.

Uma coisa que me chamou a atenção foi o número de acessórios que acompanham este smartphone, dentre os óbvios e obrigatórios chama a atenção o cabo HDMI que possibilita, por exemplo, conectar o aparelho a televisão ou a um data show com HDMI.

Na caixa encontramos: Carregador USB Motorola, cabo de dados USB, carregador veicular, adaptador para Doc Station, fones de ouvido e o cabo HDMI citado, que geralmente é caro e as vezes difícil de ser encontrado.

motorola-razr-na-caixa-com-nota_MLB-O-3109071342_092012

Vale frisar que poucos aparelhos vem com cabo HDMI, apesar de terem a porta para conexão. Exemplo, o Galaxy S2.

Aí ainda temos uma camera de 8 Mpixels com flash tipo led que tem qualidade muito boa pra registros iluminados, acredito ser uma das melhores cameras da Motorola… Agora se vc entende de fotografia eu diria que a qualidade é razoável mas muito válida…

Neste seguimento, as filmagens chegam a full HD 1080 a 30 quadros e se pode usar zoom digital no modo filmadora.

Tem praticamente todas as funcionalidades de um Smartphone montadas num bom hardware. Vale destacar que ele não é receptor de rádio, por tanto se vc gosta de escutar um “radinho” ele não trás o benefício, somente rádios online.

Estéticamente ele é um aparelho “grande” mas com o benefício de uma tela bem generosa 4.3 Super AMOLED que tem melhor resolução que a do Galaxy S2 (Galaxy 480×800 contra 540×960 do Razr)

Aliás tenho citado tanto o Galaxy S2 porque ele é seu concorrente direto e equivalente… Outro ponto é que cheguei ao Razr numa busca pelo Galaxy S2… Paguei bem menos que no Galaxy e estou satisfeito com a aquisição. Claro que o Galaxy é mais “bonito” pois o Razr XT910 a primeira vista é meio esquisito rs… mas logo se acostuma com suas opções de design. Tenho um preto com acabamento muito bom diga-se de passagem, também existe a opção na cor branca sendo que todos tem um detalhe na parte posterior em Kevlar, que é o mesmo material que se fabrica, por exemplo, carros de Fórmula 1 e coletes balísticos… Mas espere, o celular tem resistencia convencional não abuse rs… Ele por exemplo tem certa resistenca a água, mas por favor, ele não é a prova d´agua. Tem alguns vídeos mostrando o Razr sendo mergulhado, não o faça a não ser que não lhe faça diferença comprar outro.

O Razr XT910 tem construção antisplash ou seja respingos ou um tipo mais forte de encontro rápido com água não vão lhe fazer mal, porém dependendo já era.

DSCF0493

MINHAS IMPRESSÕES, INTERAÇÕES E ALTERAÇÕES

A coisa que mais me deixou chateado foi a baixa duração da bateria, isso se comparando com meu antigo Galaxy Ace que se não fosse muito molestado, ou seja, em uso médio comum acessando alguns emails, vendo um Facebook da vida, verificando um arquivo ou outro e claro recebendo e fazendo chamadas; mantinha carga útil na bateria (mais de 20%) por 2 chegando a 4 dias, acho que se devia a um bom aplicativo nativo para economia.

O mesmo uso no Razr me dá 1 dia e 10 horas de bateria antes de bater nos 15% de carga e isso porque eu fiz todo o possível pra limitar os gastos de bateria reduzindo a luminosidada da tela, permitindo apenas redes 2G, desativando o compartinhamento em segundo plano e etc.

Ainda sobre a bateria, o Razr não possui acesso a mesma, por isso a entrada pra o mini SIM e o micro SD esta na lateral do aparelho… Aí, funciona assim, se der “pau” na bateria, pra troca é procurar a Motorola ou se aventurar com os videos “explicativos” do Youtube.

Acima do Razr e consequentemente com melhores características de desempenho e especialmente duração de bateria temos os recentemente lançados RAZR HD concorrente do Galaxy S3 e o RAZR i XT 890 sucessor do Razor XT 910 e ainda contamos com uma versão remodelada do Razr XT 910 chamado RAZR MAXX e ainda o RAZR MAXX HD que é bem mais poderoso inclusive sendo 4G.

O Razr vem com o Android 2.3.6 mas vc pode atualizá-lo para o 4.0.4 Ice Cream Sandwich, isso oficialmente pela Motorola.

Usando e configurando o Razr

Agora vou falar da minhas experiencias com o aparelho. Eu logo que peguei o Razr fiz um carregamento e as conexões necessárias com o google, logo passei as alterações que costumo fazer com os aparelhos com Android.

Fiz ROOT no aparelho, muito fácilmente até, baixei o DroidRazrRoot executei e tudo deu certo. Vale informar que eu já havia atualizado o Android para a versão 4.0.4 disponível na Motorola. Pra quem queira fazer o root nestas condições, aqui segue o link do rootfile DroidRazrRoot404

Posteriormente removi todo o lixo do sistema pra livrar memória, usando o Root App Excluir que é ótimo pois tem uma orientação em forma de cores do que vc deve ou não remover do sistema mesmo assim sempre tomando o cuidado de desabilitar, experimentar e somente depois de estar certo remover… Lembrando que somente desabilitando já se obtem resultados.

instalei meus apps e troquei o launcher…

No uso, os problemas que encontrei foram desligamentos noturnos que imagino ser culpa de uma configuração ou do próprio aplicativo da Motorola chamado SMARTACTIONS.

Aliás este SMARTACTIONS parece ser um bom aplicativo vale ser estudado e experimentado mas no meu caso não ajuda, e preferí desativá-lo como root

Agora estou esperando pra saber se isso resolve o problema dos desligamentos noturnos. Tomara que sim.

Então neste aparelho temos muitos pontos positivos, mais que os descritos.

E como negativos os desligamentos e o consumo de bateria, que claro com o tempo deve se estabilizar num nível mais alto em virtude de se usar menos ou mais direcionadamente que nos primeiros momentos de configurações e exploração.

É isso então, qq dúvida ou questão sobre o aparelho ou o Android tentarei responder e lembrem-se de antes de investir uma grana num smartphone fazer uma boa pesquisa visando o que vc espera e o que existe no mercado.

Uma boa ferramenta da internet é o GSMARENA onde vc pode ter informações detalhadas do modelo e compará-lo com outros similares. Fica a dica.

Anúncios